4º Ciclo de Concertos – Música no Panteão

4º Ciclo de Concertos – Música no Panteão

Domingo, 29 de junho | 19h.

Trio do Conservatório Nacional

Formado no início do ano letivo 2024/2025, o Trio do Conservatório Nacional reúne três jovens músicos — Júlio Marques (violino), Maria Castro (violoncelo) e Mengyue Li (piano) —, todos estudantes da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), em Lisboa. Apesar da sua recente formação, o grupo conquistou já o 1.º Prémio no Concurso Interno de Música de Câmara da EAMCN (2025), destacando-se pela maturidade interpretativa, coesão sonora e expressividade.

Entrada livre limitada à capacidade da sala. Acesso efetuado por ordem de chegada. Não acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

Prémio de Interpretação “Panteão Nacional” 2025

Pela 1ª vez na história do seu “Ciclo de Música”, que atualmente já vai na 4ª edição, o Panteão Nacional, dando início a uma parceria com a Escola de Música do Conservatório Nacional, e na sequência de uma lógica de apoio a jovens intérpretes, em boa hora decidiu criar um Prémio Especial de Interpretação. Destinado a promover os jovens talentos que emergem dessa reputada escola, o “Prémio Panteão Nacional” consiste na oferta dum recital remunerado e inserido no presente Ciclo de Música. Estabelece, de igual modo, uma parceria regular (anual), dando a jovens músicos, no futuro, uma possibilidade de apresentação pública profissional num espaço prestigiado e de relevância histórica. Os jovens são escolhidos na EMCN, por via dum concurso interno, podendo o referido Prémio ser atribuído tanto a solistas como a grupos de Música de Câmara